Os amortecedores são itens fundamentais do sistema de suspensão que, além da função de amortecimento, também garantem a segurança do motorista e são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores já desgastados comprometem a estabilidade do carro em curvas e a boa dirigibilidade.
Alguns sinais podem indicar esse desgaste: vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo após freadas e arrancadas, perda da constância em curvas, aquaplanagem, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e deterioração prematura dos pneus.
Após o veículo passar dos 40.000 km, é necessário fazer a revisão dos amortecedores a cada 10.000 km em uma oficina especializada e de confiança, já que a durabilidade varia de acordo com a marca e modelo do veículo.
Quanto à quilometragem exata para troca, isso varia de veículo para veículo, podendo ser de 50 mil km a 80 mil km, isso dependendo do uso feito, tipo de piso ao qual o carro é constantemente submetido, etc. Evitar ruas esburacadas ou com terreno muito irregular pode ajudar a preservar seus amortecedores (assim como o restante dos componentes da suspensão).
Lembre-se de sempre trocar os amortecedores em pares, para evitar que um amortecedor velho diminua a vida útil do novo instalado e caso não perceba nenhum dos sintomas acima citados, mantenha as revisões periódicas em dia e procure verificar sempre junto ao seu mecânico de confiança se os amortecedores estão perfeitos.

Telefone 📞📱 (48) 3338-8052 ou pelo 📱 (48)99154-0454, e conheça nossa oficina!
🏁 Estamos aqui na Rod. José Carlos Daux (SC-401), 647 – João Paulo, Florianópolis – SC