Menu Fechar

O que são e como funcionam as pastilhas de freio?

A pastilha de freio é um componente com influência direta sobre o conforto e a segurança dos automóveis. Mas apesar de sua importância, essas peças não recebem a devida atenção de boa parte dos consumidores finais.

O que são e como funcionam as pastilhas de freio?

Essencialmente, as pastilhas são pequenos componentes que integram o sistema do freio a disco de um veículo.

Descrevendo a anatomia de uma pastilha, percebemos que elas contêm algumas características fundamentais para a qualidade da desaceleração, como seu material, ranhuras e chanfros.

Já quanto ao funcionamento, entenda que as pastilhas promovem a desaceleração do carro ao entrar em contato com os discos de freio. O atrito entre essas peças implicará na redução da velocidade nas rodas.

Que tal irmos mais a fundo? Confira pontualmente como ocorre a frenagem de um veículo equipado com esse sistema de freio:

  1. o motorista aciona o pedal de frenagem;
  2. a ativação do pedal bombeia o fluido do cilindro mestre para o sistema de freio;
  3. as pinças recebem a pressão hidráulica, oriunda da ativação do pedal, e empurram as pastilhas em direção ao disco;
  4. as pastilhas envolvem os discos, geram atrito e, consequentemente, diminuem a aceleração da roda.

Quais são os diferentes tipos de pastilha de freio?

As pastilhas podem ser encontradas em inúmeros materiais, cada qual mais adequado para determinadas situações. Confira!

Cerâmicas

São as mais leves, resistentes e adequadas aos veículos de alta performance.

  • composição: agentes de ligação, enchimentos não ferrosos e, majoritariamente, fibras cerâmicas;
  • prós: ultraleves, muito silenciosas, desgaste lento, frenagem mais precisa e suave, extremamente resistentes a altas temperaturas;
  • contra: em função de seu refinamento na construção, as cerâmicas têm o maior valor do mercado, sendo menos acessíveis que os modelos convencionais;
  • conclusão: são as melhores pastilhas, com os maiores preços.

Metálicas

São excelentes pastilhas que priorizam o melhor custo em função de seu desempenho.

  • composição: liga de aço, cobre, ferro e grafite;
  • prós: bom desempenho e durabilidade;
  • contras: são pesadas e podem aumentar sutilmente o consumo de combustível; apesar de duráveis, não apresentam a mesma resistência ao calor que a alternativa cerâmica;
  • conclusão: a melhor opção custo-benefício, entregando por um preço intermediário uma alta eficiência na frenagem — principalmente para a maioria dos veículos, que não tem exigências de alto desempenho.

Orgânicas

Por fim, as pastilhas de menor custo. Entenda suas características:

  • composição: liga de aramida, grafite e resinas sintéticas;
  • prós: boa resistência térmica, frenagem silenciosa e baixo custo;
  • contra: menor durabilidade;
  • conclusão: a opção mais acessível, que entrega um desempenho honesto em função do menor valor.

A durabilidade da pastilha de freio está diretamente ligada à sua forma de uso, ou seja, a atividade do freio durante a direção do veículo. Em cidades, onde é necessário frear constantemente, devido a engarrafamentos e cruzamentos, as pastilhas tendem a desgastar-se mais do que em estradas, onde a direção costuma ser plana e contínua. Além disso, a aceleração constante também é capaz de danificar a estrutura das pastilhas.

Quando substituir as pastilhas de freio?

Esse período varia entre os diferentes veículos e propósitos. No caso de uma picape da Polícia Militar, por exemplo, com o uso pesado e constante as pastilhas acabam apresentando uma durabilidade de apenas 5 mil km. Nas mãos de um condutor convencional, a mesma picape e as mesmas pastilhas apresentariam uma durabilidade de até 40 mil km.

Sendo assim, a melhor recomendação está na assiduidade das revisões periódicas, que poderão indicar o desgaste acelerado e a eventual substituição preventiva. As revisões periódicas das pastilhas a cada 5 mil km podem ser fundamentais e evitar acidentes.

Além da evidente preocupação quanto à solidez dessas peças, pode ser interessante considerar também o conforto entregue por cada uma delas, identificando componentes de fabricantes que minimizam os ruídos causados pela frenagem.

Gostou deste post sobre as curiosidades da pastilha de freio? Então ao trocar as pastilhas de freio de seu veículo, exija sempre o melhor.

Falem com a gente pelos telefones 📞📱 (48) 3338-8052 ou 📱 (48)99154-0454, e conheçam nossa oficina!
🏁 Estamos aqui na Rod. José Carlos Daux (SC-401), 647 – João Paulo, Florianópolis – SC

Deixe um comentário