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Quando é a hora de trocar os discos de freio?

Discos de freio são parte essencial para a segurança do seu veículo. Utilizar um disco muito desgastado pode comprometer a frenagem e causar sérios acidentes. O ideal é que a manutenção seja feita nas pastilhas, lonas, discos e tambores. Descubra agora alguns “sintomas” que mostram quando está na hora de trocar os seus discos de freio.

O carro vibra com o acionamento dos freios

Um disco de freio muito gasto pode provocar empenamento e causar trepidações, quando em contato com a pastilha de freio, fazendo o carro vibrar nas frenagens. Esses fenômenos acontecem por alguns motivos, um deles são as ondulações presentes na superfície da pista de frenagem, provenientes de aplicação incorreta, desgaste incorreto/ prematuro das pastilhas de freio, pastilhas de freio de má qualidade, uso em condições severas.

Dificuldade para frear o veículo

Por vezes acontece de faixas rebaixadas ou porosas se formarem com o tempo. Elas impedem que a pastilha tenha um contato perfeito com o disco e prejudicam as frenagens. Isso pode fazer a frenagem levar mais tempo para acontecer e, em alguns casos, é necessário até mesmo que o motorista aplica mais força no pedal. Este é um sério sinal de alerta e você precisa ficar atento.

Regra dos 40 mil quilômetros.

A cada 40 mil quilômetros rodados, recomenda-se que seja feita uma avaliação do sistema de freio, e seus periféricos, visando possíveis substituições. Considera-se que, muito provavelmente, os discos terão atingidos os limites de uso especificados pelo fabricante.

Cuidados na hora de frear

As frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e faz com que os freios se desgastem mais rapidamente. Com isso você tem mais um motivo em manter atenção nas estradas e evitar as frenagens bruscas, além do mais, a durabilidade do sistema de freios está diretamente ligada à capacidade do motorista em saber pisar no pedal dos freios de modo correto e sutil.

Uma boa dica é usar mais o freio motor. Deixe o carro sempre engrenado em marchas mais curtas nos declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de combustível.

Evite frear em curvas

Além de aumentar o risco de acidentes, pela possibilidade de tirar o veículo da pista ou travar as rodas do carro, frear em curvas, especialmente na chuva, diminui a vida útil dos componentes do sistema de freio. O ideal é se antecipar, freando suavemente ainda na reta para contornar à curva sem precisar pisar nos freios. Procure angular bem o volante e reduzir gradualmente a velocidade para seguir com tranquilidade.

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