Menu Fechar

Luz da injeção acesa ou piscando: O que pode ser?

Mecanica Automotiva florianopolis luz

De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.

Mesmo dando toda assistência ao veículo, mais cedo ou mais tarde ele apresentará problemas.

O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.

O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.

Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.

O sistema de injeção é de extrema importância para o bom funcionamento do carro já que é ele que comanda a alimentação de combustível e gerencia o motor.

A luz da injeção eletrônica fica no painel do carro, quando acesa sua cor pode ser vermelha ou laranja. Dependendo do modelo do veículo, ela pode estar representada por uma das três figuras: motor, triângulo ou raio. Além de ser sempre de cor vermelha ou laranja.

Sempre que rodamos a chave na ignição (sem ligar ou ligando o motor), a Central de Injeção Eletrônica verifica se o sistema está em perfeita condições. A bomba de combustível entra em funcionamento e com isso, a Central consegue checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão ok.

Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor.  Quando isso acontece, o problema é registrado na memória de falhas (Memory Fault) da Central. Isso permite que, ao levar o veículo para uma oficina, o problema consiga ser identificado por um técnico através da utilização de um scanner.

Luz da injeção acesa ou piscando: principais motivos

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.

É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.

Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.

Uma recomendação importante: não troque nenhuma peça antes do escaneamento. É comum que em casos como esse, o problema não seja resolvido, apenas mascarado; fazendo com que a resolução do problema apenas atrase, gastando mais tempo e possivelmente dinheiro.

Para ajudar na identificação de possíveis alterações no funcionamento que vão além da luz do painel acesa, separamos algumas observações que devem ser feitas:

•             Dificuldade na partida do carro.

•             Aumento excessivo no consumo de combustível.

•             Aceleração da marcha lenta.

•             Perda de potência.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.

Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.

Como “apagar” a luz de injeção no painel?

Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação.

Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.

 E lembre-se: Para resolver o problema de forma correta, procure sempre um mecânico de confiança.

Falem com a gente pelos telefones 📞📱 (48) 3338-8052 ou 📱 (48)99154-0454, e conheçam nossa oficina!
🏁 Estamos aqui na Rod. José Carlos Daux (SC-401), 647 – João Paulo, Florianópolis – SC

Deixe um comentário