Você ouve barulho de ferro batendo com ferro quando pisa no pedal? Seus pedais estão duros ou tremendo ao frear? Ao subir uma rua íngreme, você percebe que o carro fica fraco, mesmo com a rotação do motor elevada? Se seu automóvel apresenta alguma dessas características, provavelmente há algo de errado no sistema de freio e embreagem. A embreagem é um dos principais itens automotivos para manter o carro em bom estado. Se utilizada incorretamente, pode durar apenas 10 mil quilômetros – ou seja, 100 mil quilômetros a menos, se comparado aos esperados 120 mil quilômetros quando usada corretamente.
Presente na maioria dos automóveis, a transmissão mecânica tem como principal função transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para gerar movimento. Esta tarefa é possível graças ao sistema de embreagem sendo composto por plâto, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. Permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, amortecer as vibrações do motor, permite deixar o motor girando enquanto o carro está parado evitando que ele morra.
Então, a fim de te ajudar a prolongar a vida útil da embreagem do seu carro e a evitar transtornos com essa peça tão fundamental, listamos algumas dicas de manutenção e tudo o que você precisa saber sobre a embreagem automotiva.
Evite pisar na embreagem sem necessidade
Se você adquiriu o vício de segurar o pé esquerdo na embreagem mesmo quando não há a necessidade de trocar de marcha, é bom começar a repensar esse hábito. Afinal, tal prática afasta o platô do disco, causando seu lixamento. Traduzindo: causa o desgaste acelerado das peças, além de superaquecer todo o sistema.
Use o ponto morto quando parado
É mais que comum que as pessoas mantenham o carro engatado nas paradas de semáforo. Mas essa não é a ação ideal. Em vez disso, deixe o carro em ponto morto sempre que possível, pois essa prática pode aumentar significativamente a longevidade da embreagem. Então anote aí e comece a praticar: a embreagem só deve ser usada na partida ou na troca de marchas.
Puxe o freio de mão em aclives
Muitos motoristas escolhem segurar o carro em subidas usando o equilíbrio entre embreagem e acelerador. Você também? Pois aprenda já: essa técnica só vai conseguir acelerar o desgaste dos discos e o consumo de combustível. Pode acreditar: testar suas habilidades no manejo dos pedais desnecessariamente, costuma custar caro.
Conheça o timing do carro
Já ouviu falar na queima da embreagem? Isso acontece quando o condutor acelera mais que o necessário, sem soltar a embreagem o suficiente. Se você já fez isso, deve ter percebido que a rotação do motor foi aos céus, em seguida se tornando nítido o cheiro de queimado, causado pela fricção excessiva dos componentes. Vale lembrar que essa prática pode acabar com o sistema de embreagem em questão de minutos.
Esqueça a segunda marcha na hora de arrancar
Eis aqui um dos vícios mais comuns de direção dos motoristas — e tanto faz se estamos falando de carro usado ou novo. Ao sair de um engarrafamento ou de uma parada em um semáforo, já reparou como é normal ver pessoas tentando sair de segunda? Mas isso reduz a vida útil do disco de embreagem. Use sempre a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro e, ao reduzir ou elevar a velocidade do veículo, faça de forma gradual.
Tome cuidado com o peso
Principalmente nas estradas, você já deve ter visto muitos carros entupidos de equipamentos e bagagens no porta-malas de uma forma tão desproporcional que a carroceria praticamente senta sobre a suspensão do carro. Nesse caso, nem precisamos dizer que pneus e amortecedores sofrerão danos, certo? Desgaste das borrachas da suspensão, vazamento de óleo, deterioração dos pneus: os prejuízos de sobrecarregar o porta-malas são inúmeros. Então tenha muita atenção a esse detalhe!

Evite:
- Trocas de marchas muito bruscas danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até travar a troca de marchas.
- Dirigir em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, pois sobrecarregarão o disco, podendo inutilizá-lo por completo.
- Reduções bruscas de velocidade, frear ou desacelerar de forma súbita o motor.
Sintomas que podem ser observados sobre as condições da embreagem:
- Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho são alguns sintomas que podem indicar problemas com o sistema de embreagem. Vale lembrar que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.
- Vibração ao tirar o pé do pedal da embreagem.
- Pedal da embreagem muito baixo ou muito alto.
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