Calibrar os pneus é um importante procedimento para a economia de combustível e segurança.
A única coisa entre você e o asfalto são os seus pneus, não é mesmo? Por isso, cuidar desta parte do veículo é fundamental para sua segurança e economia.
Manter a pressão adequada, ou seja, conforme o manual do veículo, é a manutenção mais importante e barata para os seus pneus. A atitude de “calibrar” os pneus é tão nobre quanto abastecer o veículo. Parece exagero? Acredite, não é!
A expressão “calibrar”, significa regular a pressão dos pneus através da insuflação forçada de ar até o valor indicado pelo fabricante.
Todos nós sabemos que as condições de tráfego de boa parte das estradas brasileiras são muito ruins e isso se reflete diretamente na vida dos pneus do seu carro. Buracos e outras deformações das estradas contribuem muito na causa de danos graves aos pneus. Quando os pneus passam por obstáculos acabam sofrendo uma forma compressão contra a roda e assim os flancos são deteriorados.
Quando esses danos são ocasionados em altas velocidades podem resultar em avarias capazes de comprometer a segurança dos ocupantes do veículo, situação esta que pode levar inclusive à perda do controle da direção.
Infelizmente 1 em cada 3 veículos encontrados nas ruas está com pressão abaixo do especificado pelo fabricante. Menos de 19% dos motoristas checam a pressão dos pneus regularmente.
Muitos acidentes de trânsito são ocasionados pelo fato dos pneus estarem com a pressão do ar muito abaixo da ideal.
Porque isto ocorre? Ao fazer uma curva, o carro fica sujeito a uma força que tenta deslocá-lo para o centro da mesma chamada de “força centrífuga”. O que faz o carro ficar na pista é o atrito da banda de rodagem dos pneus com a superfície do asfalto. Se os pneus estiverem gastos (lisos) o carro pode ser deslocado numa direção resultante às forças aplicadas sobre o movimento do carro, vindo a sair da pista. Se a pressão dos pneus estiver baixa, eles podem se deformar a ponto de perderem completamente a resistência mecânica lateral, vindo a sair do encaixe das rodas aumentando assim, o risco de capotagem.
Abaixo alguns pontos impactantes sobre a falta de manutenção da pressão correta dos pneus:
• Os pneus atuais perdem cerca de 1 libra de pressão todo mês. Isso considerando que as válvulas de segurança (os biquinhos de borracha) estão em ordem e que o assentamento das rodas também está bom, pois caso contrário a perda aumenta muito.
• A cada 1 libra a menos de pressão no pneu o consumo de combustível pode aumentar em até 0,3% por quilômetro rodado. Façamos uma conta simples: 4 pneus com pressão recomendada de 35 libras, estão rodando com 25 libras cada um, ou seja, 10 libras a menos em cada pneu. Quando somado, o resultado chega a um total de 40 libras a menos no conjunto todo. Isto fará seu veículo consumir até 12% a mais de combustível. O que equivale a desperdiçar 1 tanque inteiro a cada aproximadamente 8 tanques de combustível.
• Segundo o Departamento de Transporte norte americano, veículos que rodam com 25% abaixo da pressão recomendada dos pneus possuem 3 vezes mais chances de se envolverem em acidentes.
• Poucas libras a menos no pneu podem afetar a dirigibilidade do veículo e a distância de frenagem pode ser aumentada. Isto tudo pode se agravar com a inexperiência do motorista e condições de mal tempo, por exemplo.
• Válvulas de segurança (os biquinhos de borracha), sofrem com a incidência de chuva, sol, sujeira e falta da tampinha. Tais condições geram trincas na borracha e corrosão no núcleo metálico da válvula. Resultado: perca acelerada da pressão nos pneus.
• Quando o pneu trabalha com pressão abaixo do recomendado ele gera mais calor na região do costado (nas laterais) em função do maior número de micro flexões. Calor moderado e constante nos pneus faz com que ele se desgaste mais rápido, ou seja, vai rodar menos. Se rodar muito murcho e gerar muito calor, esta combinação pode fazer o pneu estourar. Acredito que muitos já viram (ou ouviram) pneus de caminhão estourar pelas estradas. Aquilo geralmente é uma combinação de pressão baixa, sobre carga e temperatura elevada.
• A variação de pressão dos seus pneus pode ser de até 2% da pressão recomendada a cada 10°C de aumento da temperatura. Isto significa que um pneu com 34 libras pela manhã e com 15°C de temperatura interna, pode chegar até 37 libras rodando numa rodovia na parte da tarde e com 60°C de temperatura interna no pneu.

Se você quer evitar os riscos e prejuízos que foram mencionados, sugerimos que preste muita atenção nas dicas a seguir e comece a pratica-las imediatamente:
• Verifique a pressão dos pneus a cada 15 dias – passe num posto ou em um autocentro.
• Não siga pressões “padrão”. Cada veículo tem sua pressão recomendada pelo fabricante. Ela está disponível no manual do proprietário e na coluna da porta do motorista. Em alguns casos também está atrás da tampa do bocal de abastecimento.
• Verifique a pressão do estepe a cada 60 dias. Nós nunca sabemos quando iremos precisar deste pneu “extra”, e seria muito desagradável ele estar murcho no exato momento de nossa necessidade.
• Verifique se você está rodando “vazio” ou “carregado”. A maioria dos fabricantes de veículos variam a pressão dos pneus em função do peso transportado no automóvel.
• Faça a calibragem com os pneus “frios”. Quando você roda muito com o veículo a temperatura aumenta, o ar dentro do pneu expande e você vai medir uma pressão acima do “real”.
Se você perceber que os pneus do carro perdem a pressão muito antes de 15 dias é aconselhável investigar imediatamente a causa. Em geral o problema é causado por perda de ar que pode ser corrigido. Essa perda de pressão pode ser um sinal de que existe um ponto de fuga de ar que pode ter sido provocado por um furo, um vazamento na região da válvula ou então através de uma deformação na roda.
Por mais estranho que pareça é provável que você tenha que reduzir a pressão dos pneus dependendo do tipo de terreno que você irá passar e também as condições do tempo. Podemos dizer que, de uma forma geral, cada tipo de terreno e as diferentes condições do tempo exigem calibragens específicas para os pneus do carro.
Quando você pretende rodar com o carro num terreno rochoso é importante manter a pressão indicada para a estrada. No caso de rodar num terreno como areia é mais indicado que você reduza a pressão dos pneus para que seja possível aumentar o contato com o solo bem como a tração.
Para rodar em terrenos com muita lama também é indicado que seja feita uma redução da pressão para que haja o aumento da tração. Se o seu carro ficar atolado na lama, a diminuição da pressão dos pneus vai fazer com que seu carro saia com mais facilidade do lamaçal.
Uma coisa muito importante é nunca reduzir a pressão do ar quando os pneus estão quentes e jamais deixar de calibrar o estepe, pois nunca se sabe quando ele será necessário. Se o seu pneu estiver velho não pense duas vezes e troque o mesmo, pois isso é bem arriscado.
Outra coisa muito importante no uso dos pneus é o rodízio conforme plano de remanejamento, que deve estar sendo explicado no manual do seu carro.
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