Menu Fechar

A importância de manter o carro limpo

Muito além da estética, fazer uma higiene correta ajuda na integridade do automóvel, pois evita o desgaste da pintura e, caso você pense em vender o seu carro no futuro, também evita a desvalorização da lataria.

Neste período de pandemia a principal orientação é ficar em casa o quanto for possível. No entanto, se os deslocamentos forem inevitáveis, como uma ida ao mercado, ou desempenho de atividades essenciais, é importante conhecer medidas de higienização para o veículo que será usado nesse trajeto. Os cuidados são básicos, mas eficazes. Um pouco de água e sabão aqui, um pouco de álcool aqui, e voilá lataria brilhando e o interior desinfetado. Durante a pandemia é importante até mesmo diferenciar esses conceitos para garantir a proteção correta para você e os demais usuários do seu carro. Então, vamos lá:

• Higienização: desinfecção, eliminação de micro-organismos vivos, como fungos, ácaros e bactérias existentes no ar, poluição e superfícies.

• Limpeza: consiste na retirada da sujidade com água e produtos de limpeza com o objetivo de remover resíduos sólidos ou líquidos.

Por isso, hoje apresentamos as orientações de como higienizar o carro em tempos de Coronavírus.

Higienização do carro sem mistérios

Para começar é importante dizer que a higienização, embora deva ser feita periodicamente (de acordo com o uso do carro), não é complexa. O primeiro passo é limpar os principais pontos de contato do motorista: painel, volante, alavanca de câmbio e toda a superfície de plástico do estorno (isso inclui a maçaneta e a alça de teto). Além disso, os bancos também devem ser higienizados.

Periodicidade

Para espantar mesmo o Coronavírus o ideal é que esse procedimento de higienização das superfícies de contato seja feito todas vezes que você entrar ou for sair do carro. Então, ande sempre com os produtos de limpeza à mão. Confira quais usar abaixo.

Produtos de limpeza

Sabemos que um grande aliado neste momento é o álcool 70%. No entanto, essa substância pode comprometer as peças do seu carro. Você pode substituí-lo, garantindo a proteção necessária, por uma mistura de água e sabão neutro. Então, deixe-a preparada em um borrifador dentro do automóvel, pronta para uso.

Além disso, você deve completar a limpeza esfregando um pano macio de microfibra em todas as superfícies após borrifar a água com sabão. Isso porque o vírus também não resiste a esse atrito com o material sintético.

Esse procedimento também é válido para o acento. A mistura de água e sabão vai evaporar rapidamente, não se preocupe.

Atenção:

É importante ter cuidado também para esvaziar a lixeira do veículo diariamente, sobretudo quando ela conta com lenços de papel utilizado ao longo do trajeto nos olhos, nariz ou boca.

Além disso, vale lembrar que, mesmo com toda a higienização você não deve tocar o seu rosto enquanto estiver no carro. Isso porque suas roupas e outras partes do corpo podem estar contaminadas do ambiente externo.

O ar condicionado

Como tem orientado especialistas, em tempos de coronavírus é importante deixar de lado o uso do ar condicionado e ficar em ambientes com grande circulação de ar. O mesmo vale durante os trajetos em automóveis. Isso porque a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar.

Vale destacar ainda que, independentemente de pandemia, é preciso fazer manutenções periódicas no sistema do ar condicionado, ao menos de seis em seis meses.

Dica de ouro

O ar condicionado está suspenso por hora, mas sabe o que ajuda e muito a eliminar os micro-organismos, vírus e bactérias do carro? O ar quente! Então, cinco minutos antes de chegar em casa ligue-o em potência máxima.

Lembre-se também de não descuidar do uso da máscara de proteção individual, que deve ser trocada de duas em duas horas, e do uso periódico do álcool em gel nas mãos. Todas essas medidas de higienização do carro são para proteger você e a sua família então, cuide-se.

Em seguida, preparamos um passo a passo de como fazer a limpeza correta em seu carro. Vem com a gente:

1. Prepare o seu carro

Primeiro, é muito importante que você deixe o seu carro na sombra para ser lavado. Tirando o carro do sol evita ter que lidar com a lataria quente durante o processo, ajuda a conservar a pintura (que pode ser danificada se você lavar o carro com a lataria quente) e também evita que a água e produtos sequem durante a lavagem.

Ao esperar que o carro esfrie, aproveite o momento para se organizar. Busque todos os produtos e equipamentos que você vai utilizar durante a limpeza, e deixe-os em algum lugar prático para você pegá-los. Também retire relógios, pulseiras e anéis caso você tenha.

Vale lembrar que também é necessário fechar as janelas do carro, erguer os limpadores de para-brisa na posição vertical e retirar a antena.

2. Separe os produtos

O cuidado também vale para os materiais que você utilizar para limpar o carro. Use esponjas e panos apropriados para que eles não risquem a sua lataria; utilize detergente automotivo, baldes, mangueira (se necessário), aspirador de pó e uma escova ou esfregão. Tenha a certeza de que nenhum desses materiais possam prejudicar o seu carro.

3. Lave a parte externa do veículo

Vamos começar com a parte externa do seu carro. É importante que você siga uma sequência lógica de limpeza, para não sujar onde já limpou e para não perder tempo lavando a mesma coisa duas vezes. Vamos lá: comece limpando o teto para que a sujeira escorra de cima. Depois, vá para a parte dianteira, depois para a traseira e laterais. Deixe a parte de baixo para o final, que são os pneus e rodas. Limpe-os com a escova, ou se preferir, com um esfregão.

A lataria você limpa com uma esponja, água e o produto que julgar ser melhor. Veja no rótulo como aplicá-lo devidamente, e com a esponja, passe levemente na lataria e concentre um esforço maior nos lugares que estiverem mais sujos.

4. Enxágue e seque o carro

A próxima etapa é mais simples: enxágue toda a área que você passou o produto. Dê preferência para baldes com água ao invés de mangueiras, e depois, passe um pano para secar toda a lataria. Para os panos, opte por toalhas de microfibra, algodão ou silicone.

5. Passe aspirador na parte interna

Agora vamos para a parte interna do seu carro. Primeiro, retire resíduos grandes que possam atrapalhar a sua limpeza, como embalagens ou acessórios perdidos, por exemplo. Além disso, também retire os tapetes do carro (esses devem ser lavados com água e sabão, separadamente). Utilize o aspirador de pó para pegar as sujeiras menores e que geralmente são imperceptíveis aos nossos olhos. Passe-o em toda a área interna, principalmente nos cantos. Repita o procedimento em seu porta-malas.

6. Limpe o painel do carro

Água e sabão não combinam nada com a parte interna do carro. Primeiro que a água irá encharcar o veículo e provavelmente irá demorar muito tempo para secá-lo completamente. E segundo que o sabão pode manchar o painel. Por isso, passe um pano úmido em toda a área do painel, e depois passe um pano seco.

7. O que limpar com álcool isopropílico ?

Além do porta-objetos e porta-copos, outros itens do interior do carro devem ser higienizados com álcool isopropílico, são eles: painel do carro, volante, alavanca de câmbio e freio de mão, maçanetas, cinto de segurança e todos os botões do veículo.

8. Nada que vem da rua deve ser colocado nos bancos

Já basta sua roupa cheia de bactérias da rua encostando no banco limpinho. Muitas pessoas têm o hábito de colocar as compras do supermercado no assento traseiro, mas isso deve ser evitado para que as bactérias das sacolas plásticas não passem para o tecido do banco. O correto é guardar as compras no porta-malas, independente da epidemia de coronavírus.

Também é importante deixar um frasco de álcool em gel no carro para fazer a limpeza das mãos toda vez que entrar no veículo. Mesmo que você tenha o hábito de mandar o carro para lavar, é importante que você tenha o cuidado de passar álcool isopropílico nos itens descritos acima, para um veículo devidamente higienizado.

9. Não desperdice água na hora de lavar o carro

Um ponto bastante relevante nesse processo é o uso da água. Evite usar mangueiras ou gastar muita água em vários baldes. Dois são o suficiente para tirar todo o produto utilizado. Se você puder, opte por água de reúso na hora de lavar o carro, como a água que foi usada na máquina de lavar roupa. Se você tem uma cisterna em casa, utilize a água captada da chuva. Dessa forma, você acaba economizando na conta de água e também ajuda o planeta contra o desperdício.

Além dessas dicas, costume deixar um frasco de álcool gel e lenços descartáveis no seu carro também.

Todo cuidado nessa época é pouco!

Este foi o nosso artigo sobre como higienizar o automóvel corretamente. Gostou das dicas? Continue de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Deixe um comentário